Arquivos da categoria: PROPPEX

COBENGE 2017

O COBENGE é o congresso mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil.

Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela ABENGE, ininterruptamente, desde sua fundação em 1973.

O COBENGE reúne diretores de escolas de engenharia, coordenadores de cursos de engenharias, representantes de conselhos, de entidades, de empresas e de organizações relacionadas à engenharia, além de professores, estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados na temática do evento.

Em 2017 o COBENGE acontecerá em Joinville. Mais informações: COBENGE 2017

ANAIS EVINCI 2016 – publicações

A missão dos Anais do Evento de Iniciação Científica (EVINCI) do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL) é publicar e divulgar o conhecimento produzido nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharias, Educação, Humanidades e Saúde, sempre com excelência e respeito aos princípios éticos.

Para acessar os Anais do Evento, acesse:

Caderno de Resumos

Caderno de Artigos Científicos

 

Iniciação Científica 2017

Prezados alunos,

 

Até o dia 30/10/2016 estaremos selecionando os interessados no Programa de Iniciação Científica 2017.

A iniciação científica está vinculada ao ensino, uma vez que, a partir da literatura científica busca construir e reconstruir o objeto do conhecimento.

  • §1º A iniciação científica deverá facilitar a aprendizagem do aluno por meio da submissão de enunciados consolidados aos procedimentos do método científico.
  • §2º A pesquisa na iniciação científica tem sua finalidade atingida quando as disciplinas fundamentais de um curso, como as propedêuticas básicas, submetem suas leis, teorias e enunciados a casos reais, facilitando a produção do conhecimento pelo aluno por meio do confronto da teoria com a resolução de problemas práticos.
  • §3º A iniciação científica facilita a aprendizagem do estudante pela resolução de problemas concretos e pela experimentação de teorias.
  • §4º O UniBrasil poderá usar o PROINC para o desenvolvimento de projetos específicos ou para incentivar políticas de interesse institucional, sem prejuízo à sua finalidade.

Os estudantes de iniciação científica poderão participar do PROINC recebendo algum tipo de incentivo financeiro (bolsista) ou não (voluntário).

O bolsista deverá ser sempre um aluno regularmente matriculado no UniBrasil e o orientador deverá ser sempre um professor pesquisador da instituição.

O voluntário deverá ser sempre um aluno regularmente matriculado no UniBrasil e o orientador deverá ser sempre um professor da instituição.

Não será permitida a transferência da bolsa em caso de desistência ou cancelamento por parte do aluno ou professor orientador.

Tem interesse em participar? Então envie um e-mail para civil@unibrasil.com.br com seu nome, Registro Acadêmico e qual linha de pesquisa deseja seguir.

linhas

Apresentação de Trabalhos

A apresentação de Trabalhos estará dividida em duas etapas:

1 – Casa Experimental

2 – Iniciação Científica

 

Casa experimental

A Casa Experimental é um Grupo de Estudos da Engenharia Civil que te como proposta estudar a viabilidade de construir uma casa sustentável no Campus do UniBrasil.

Para tanto, o Grupo se reúne todas as quartas-feiras no Bloco 9, na sala do GPEC (Grupos de Estudos em Engenharia Civil), as 15h00, e fará uma apresentação sobre estas discussões no dia 20/10/2016 em dois horário:

Manhã – 8h00 – Auditório Bloco 4

Noite – 19h00 – Sala 47 – Bloco 3

Iniciação Científica

O curso possui um projeto de Iniciação Científica, realizado pela aluna Gabriela de Nardi, com o título de:

A implantação do desenvolvimento sustentável nas empresas de Engenharia

 

ORGANIZAÇÃO DA APRESENTAÇÃO

8h00/19h00 – Recepção dos alunos

8h10/19h10 – Início da Apresentação – Coordenadora do curso Adriana Tozzi

8h20/19h20 – Apresentação Equipe Fundações

8h35/19h35 – Apresentação Equipe Cobertura

8h50/19h50 – Apresentação Cisterna

9h05/20h05 – Apresentação paredes sustentáveis

9h20/20h20 – Apresentação A implantação do desenvolvimento sustentável nas empresas de Engenharia

 

ATIVIDADES DA OFICINA DE ACESSIBILIDADE

 

Já conhece a norma de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos? Então acesse: ABNT NBR9050.

 

ATIVIDADES DA OFICINA DE ACESSIBILIDADE

Quinta-feira, 20/10/2016

Manhã – 10h00

Noite – 21h00

  1. Análise em área designada pela Comissão de Acessibilidade (com fotos). Para saber qual área foi designada para qual equipe, acesse EQUIPES.
  2. Responder as seguintes perguntas:

Sexta-feira, 21/10/2016

Manhã – 8h00

Noite – 19h00

  1. As equipes devem propor ações de melhoria para os itens analisados (apresentação). O arquivo da apresentação pode ser obtido na página da PROPPEX em “COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS (para docentes e alunos da graduação e pós-graduação). (Modelo de Apresentação .ppt)

Manhã – 10h00

Noite – 21h00

  1. As equipes devem apresentar o trabalho em power point.

Edital de Intercâmbio

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL – UNIBRASIL

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS – PROPPEx

EDITAL Nº 09/2016

CONVOCATÓRIA PARA CANDIDATURA À BOLSA DE INTERCÂMBIO DO UNIBRASIL PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017

 

Com o objetivo de estimular o intercâmbio acadêmico, o Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL – está oferecendo bolsas para o desenvolvimento dessa atividade. As bolsas consistem na isenção do pagamento da mensalidade do curso em que o aluno esteja matriculado, durante um ou dois semestres letivos.

O Intercâmbio Acadêmico se realiza em universidades conveniadas com o Centro Universitário Autônomo do Brasil, onde o(a) aluno(a) cursa disciplinas equivalentes às do currículo de seu curso. No retorno, as disciplinas são incorporadas ao histórico escolar, após avaliação do Colegiado.

Para candidatar-se à bolsa de intercâmbio é necessário:

I. Estar regularmente matriculado (a) em um curso de graduação ou de pós-graduação stricto sensu (mestrado) do UniBrasil Centro Universitário no período letivo da candidatura.

II. Ter cursado ao menos 25% (vinte e cinco por cento) das disciplinas do curso respectivo, independentemente da duração do curso (no caso de alunos transferidos, exigem-se, no mínimo, dois semestres cursados no UniBrasil.

III. Não finalizar a graduação durante o intercâmbio,

IV. Todo aluno(a) que realizar intercâmbio cursará, no mínimo, mais um semestre no UniBrasil Centro Universitário.

V. Apresentar um Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 70% (setenta por cento).

VI. Não possuir disciplina em dependência.

 

Na página web do UniBrasil Centro Universitário, http://www.unibrasil.com.br, na seção Coordenação da Cooperação Internacional e Intercâmbio, podem ser encontradas maiores informações, como a lista de universidades conveniadas, o formulário de inscrição e as resoluções sobre intercâmbio. Inscrições de 8 agosto a 12 de setembro de 2016, na Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários – PROPPEX.

Documentos necessários: Formulário de inscrição (disponível no site), Histórico Acadêmico atualizado, Curriculum Vitae e Comprovante de Proficiência no idioma do país em que deseja fazer o intercâmbio (exceto para Portugal).

Informações na PROPPEx, Bloco 1, 1º andar

Tels. (41) 3361-4218 / 3361-4332

E-mail: pesquisaextensão@unibrasil.com.br

 

Curitiba, 01 de agosto de 2016

MONITORIA 2016

No UniBrasil a monitoria é um serviço acadêmico de atenção ao discente no auxílio à aprendizagem, assumindo inclusive a forma de nivelamento.

A função de monitoria, remunerada ou não, é tanto despertar no corpo discente o interesse em desempenhar um papel essencial no atingimento dos objetivos pedagógicos dos cursos de graduação, em especial no tocante à resolução de problemas decorrentes do processo de ensino-aprendizagem, bem como conduzir o acadêmico ao interesse pela carreira de magistério.

O monitor vinculado a uma disciplina prestará serviços, orientado pelo professor, auxiliando os alunos no processo de ensino aprendizagem, para o domínio de conteúdos e o desenvolvimento de competências e habilidades que compõem o perfil do egresso.

São obrigações do monitor:

  • Disponibilizar pelo menos 10 horas semanais;
  • Definir com o orientador o Plano de Trabalho de Monitoria;
  • Atender aos chamados do orientador e da coordenação de curso, sempre que requisitado;
  • Estar presente nos horários de permanência;
  • Elaborar o relatório de encerramento da monitoria.

A bolsa de monitoria terá duração de março a junho de 2016, sendo vedada a renovação.

Cada bolsa terá o valor de 300,00 (trezentos) reais e será concedida na forma de desconto na mensalidade.

Alunos que possuem 100% (cem por cento) de bolsa, tendo garantida a gratuidade da mensalidade, não poderão gozar do benefício da bolsa de monitoria.

Para realizar sua inscrição como monitor, preencher o Formulário e entregar na sala dos professores da Escola de Engenharias até o dia 26/02/2016 para a secretária Rosana Corradi. Fone (41) 3361-4360

EVINCI

(texto publicado originalmente no site do evento)

O Evento de Iniciação Científica do Centro Universitário Autônomo do Brasil, EVINCI – UniBrasil, será realizado entre os dias 19 a 23 de outubro de 2015 concomitantemente ao XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT – 2015) que é coordenada pela Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A ideia é unir o Centro Universitário Autônomo do Brasil às 560 instituições de ensino e pesquisa envolvidas na semana da ciência. Na edição do ano de 2015 o trabalho terá como objetivo integrar todas as escolas e faculdades do Centro Universitário ao Evento de Iniciação Científica que buscará instaurar uma semana de mostra de pesquisa científica, tecnológica e artística com diversas atividades práticas e teóricas abertas para toda comunidade.

Para o EVINCI serão realizadas as seguintes modalidades de atividades: conferência, mesa-redonda, palestra, audiência, curso, mini-curso, oficina, workshop, simulado, lançamento de livro, comunicação científica e apresentação de painéis.

Os textos produzidos para a discussão serão publicados em dois documentos: o primeiro será oCaderno de Resumos apresentados no Evento de Iniciação Científica do Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Após o evento o segundo será publicado na versão eletrônica dos Anais do Evento de Iniciação Científica do Centro Universitário Autônomo do Brasil com ISSN. Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes modalidades:

1) Resumo simples;
2) Resumo Expandido;
3) Artigo científico.

Poderão ser apresentados em: Palestras, Comunicações Científicas e Exposição de Painel (Banner). Ademais, serão realizadas reuniões de pesquisa e workshops de discussão sobre as mais recentes propostas de investigação dos grupos de estudo e projetos de pesquisa institucionalizados.

Também será objetivo do evento a promoção de trabalhos científicos que envolvam pesquisa científica com foco nos temas desenvolvidos nas linhas de pesquisa centrais dos respectivos programas de pós-graduação stricto sensu do UniBrasil e das demais instituições, grupos e redes convidadas.

Finalmente, procurar-se-á contemplar como resultado da atividade a maior integração entre os programas de pós-graduação e graduação com seus respectivos grupos de pesquisa, incrementando o diálogo acadêmico e o intercâmbio de experiências educacionais que possam, efetivamente, influenciar a práxis acadêmica para o desenvolvimento da educação superior e da pesquisa científico.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: civil@unibrasil.com.br

banner